Distribuidora aposta em nova obra de cineasta premiado
A Parallax Films, empresa boutique de vendas e distribuição internacional, assumiu as vendas globais do longa-metragem chinês A Dance in Vain, segundo trabalho do diretor Lee Hong-chi. O filme chega após o sucesso de estreia de Lee com Love is a Gun, que venceu o prêmio Leão do Futuro no Festival de Veneza de 2023.
Curiosamente, A Dance in Vain foi filmado antes da estreia premiada de Lee, mas o longo processo de pós-produção fez com que o lançamento fosse adiado. Com isso, seu primeiro filme alcançou o público antes.
Seleção oficial na crítica independente de Veneza
O longa foi selecionado para a Settimana Internazionale della Critica (SIC), a tradicional seção paralela e independente do Festival Internacional de Cinema de Veneza, organizada pelo Sindicato Nacional dos Críticos de Cinema da Itália (SNCCI). Esta é a segunda parceria entre Parallax Films e Lee Hong-chi, que já havia confiado à distribuidora as vendas internacionais de Love is a Gun.
A Dance in Vain acompanha a história de Monkey, interpretada por Cici Wang, uma funcionária de uma companhia teatral que luta para sobreviver em uma metrópole não identificada. Presa em uma rotina exaustiva e isolada, ela ainda sofre com o suicídio do namorado Leo, ocorrido em 2020 após ele retornar à sua cidade natal. Ao tentar expressar sua dor e cansaço, Monkey encontra apenas respostas frias e pouco empáticas, que a mandam ser grata pelo que tem.
Lee Hong-chi: direção, roteiro e fotografia
Lee Hong-chi assina a direção, o roteiro e a direção de fotografia da produção chinesa. O filme conta com produção de Qi Ai e Justine O. Além de diretor, Lee consolidou-se como ator, tendo vencido o prêmio de melhor ator estreante no 52º Golden Horse Awards e melhor ator principal no 17º Festival de Cinema de Taipei por sua atuação em Thanatos, Drunk. Ele também participou de produções renomadas como Long Day’s Journey Into Night, de Bi Gan (Cannes 2018), Cities of Last Things, de Midi Z (prêmio Platform no Festival de Toronto 2018), Tigertail, de Lulu Wang (Netflix), e Baby (Festival de San Sebastián 2018).
Filmes em competição e destaques do evento
A 40ª edição da Settimana Internazionale della Critica reúne sete filmes na competição principal:
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Agon, de Giulio Bertelli (Itália, EUA, França)
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Cotton Queen, de Suzannah Mirghani (Alemanha, França, Palestina, Egito, Catar, Arábia Saudita, Sudão)
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Gorgonà, de Evi Kalogiropoulou (Grécia, França)
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Ish, de Imran Perretta (Reino Unido)
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Roqia, de Yanis Koussim (Argélia, França, Catar, Arábia Saudita)
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Straight Circle, de Oscar Hudson (Reino Unido)
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Waking Hours, de Federico Cammarata e Filippo Foscarini (Itália)
Entre os eventos especiais estão o filme de abertura Confini, canti, de Simone Massi, e o encerramento com Incontro di notte, de Liliana Cavani. Também fazem parte da programação os títulos Stereo Girls e 100 Nights of Hero. Em parceria com a 82ª edição do Festival de Veneza, a mostra apresenta ainda A Dance in Vain.
Curta-metragens italianos ganham espaço
A seção SIC@SIC, voltada ao curta-metragem italiano, também selecionou sete produções para a competição:
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Arca, de Lorenzo Quagliozzi
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Family Feast, de Nadir Taji
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Marina, de Paoli De Luca
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The Motorcycle, de Matteo Giampetruzzi (Itália, Dinamarca, Espanha)
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The Lost Child, de Paolo Baiguera
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The Pornographer, de Hariel
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Saints, de Valeria Gaudieri
Os curtas Restare, de Fabio Bobbio, e Confini, canti, de Simone Massi, foram escolhidos para abrir e encerrar a seção, respectivamente.
Premiações em disputa
Os sete longas-metragens em competição estão aptos a disputar prêmios como:
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Grande Prêmio IWonderfull, no valor de €10.000 (cerca de US$11.645)
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Prêmio do Público da Settimana, de €3.000
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Prêmio Luciano Sovena para melhor produtor independente, também de €3.000 (aproximadamente US$3.495)
Com A Dance in Vain, Lee Hong-chi reforça sua versatilidade como cineasta e a Parallax Films aposta mais uma vez no seu talento para o circuito internacional.